Dra. Juliana Kikuda | O que é Gengivite?
488
post-template-default,single,single-post,postid-488,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

O que é Gengivite?

O que é Gengivite?

A Gengivite é uma inflamação da gengiva, a causa da doença é a placa nos dentes e na gengiva e se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diário, ela produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite.

No estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem sim ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.

Os sintomas são: gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que possivelmente podem sangrar no momento da escovação, o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência mais alongada. Podendo também formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa, existem casos em algumas pessoas têm mau hálito de modo frequente ou sentem gosto ruim na boca.

Uma boa higiene bucal é essencial e realizar limpeza profissional também é essencial, pois quando a placa se acumula e endurece apenas o dentista ou um higienista são capazes de remover.
O importante é não descuidar da higiene e fazer regularmente seus retornos ao dentista.