Dra. Juliana Kikuda | Saiba mais sobre a afta
1
post-template-default,single,single-post,postid-1,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Saiba mais sobre a afta

Saiba mais sobre a afta

As aftas, também chamadas de úlceras aftosas, não são contagiosas, possuem formato arredondado, bordas avermelhadas e centro mais esbranquiçado e apresentam causas desconhecidas, possuem frequentemente o tamanho inferior a um centímetro e surgem como se fossem uma cratera.

As aftas podem aparecer de forma múltipla ou isolada na parte interna da boca, como nas gengivas, céu da boca e língua e podem aparecer na garganta também. Provocam dor intensa e atrapalham na hora de comer que é o momento em que essa dor pode aumentar.

As aftas se curam sozinhas e sua duração é de aproximadamente de sete a dez dias e também deixam cicatrizes.

Quando notar que aftas aparecerem com muita frequência é necessário procurar um médico ou um dentista para identificar a causa e poder cuidar melhor de sua saúde.

Não sabemos ao certo o que causa as aftas, mas tudo indica que existe uma relação com as situações de estresse, uso de cigarros, alergias, lesões na boca causadas por aparelhos dentais, deficiências na alimentação, como falta de vitaminas B12, C, zinco e ferro.

Também algumas patologias, como doenças inflamatórias intestinais, refluxo e algumas doenças imunológicas, possam estar relacionadas com o surgimento dessas lesões.

Para prevenir evite comer alimentos com muito tempero e frutas ácidas, tenha uma alimentação saudável, com equilíbrio, evitando estresse. Vitaminas, sais minerais também vão ajudar você a se cuidar a equilibrar sua alimentação.

Uma dica para diminuir a dor quando se está com aftaé evitar comidas muito quentes ou com muito tempero.
Previna-se e em caso de dúvida procure o seu dentista, estamos aqui para ajudar.