Dra. Juliana Kikuda | A importância da Odontopediatria
595
post-template-default,single,single-post,postid-595,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

A importância da Odontopediatria

A importância da Odontopediatria

A Odontopediatria nada mais é do que a área dentro da odontologia que cuida da saúde bucal infanto-juvenil, ou seja, desde crianças até a adolescentes. Esse acompanhamento da saúde bucal se inicia antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes. Esse acompanhamento é fundamental para que as crianças cresçam de uma maneira saudável

 

Objetivos da odontopediatria

Os objetivos da odontopediatria vão muito além de tratamento de cáries por exemplo quando necessário.Orientar os familiares a incentivar boas práticas de saúde desde a infância auxiliam para que as crianças e os adolescentes se conscientizem sobre a importância do acompanhamento e prevenção da saúde bucal.

Outros aspectos como analisar e acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos dentes, estrutura facial também são de suma importância para se detectar qualquer alteração e identificação de outros problemas futuros.

 

Quando começar?

Aconselhamos que o início desse acompanhamento seja na gestação, onde as futuras mamães farão o pré-natal odontológico, cuidando da sua saúde bucal e serão alertadas sobre as mudanças que podem ocorrer na gravidez. E desta forma devem também procurar orientações sobre quais cuidados seguir a partir do nascimento do bebê.

 

Primeira visita ao dentista

A primeira consulta do bebe mesmo antes do nascimento do primeiro dente geralmente consiste em realizar orientações e responder as principais dúvidas dos pais, além é claro de avaliar todas as estruturas se encontram dentro da normalidade.

Conforme a criança vai crescendo ela vai criando um vinculo prazeroso com o odontopediatra e desenvolvendo uma relação de confiança. Sabemos que muitas pessoas sentem medo de dentista, geralmente oriundos de um trauma na infância, dai a importância desse acompanhamento desde muito cedo .

Um atendimento de forma lúdica e divertida aproximam os pequenos e despertam um interesse pela saúde bucal.

Comece agora a cuidar da saúde dos seus pequenos!